Estudo de Curto-Circuito
O estudo de curto-circuito é um método de análise, muito utilizado para o analisar e verificar o comportamento de um sistema elétrico de potência, quando temos a ocorrência de uma falta, geralmente causada por uma concessionária local ou outra fonte de energia.
Geralmente são simulados dois tipos de curto–circuito
Subtransitório
Que irá fornecer as correntes assimétricas de curto-circuito, para termos o ajuste dos dispositivos de proteções elétricos instantâneos,
Transitório
Que irá fornecer informações técnicas, para os devidos ajustes dos dispositivos de proteção temporizados.
Geralmente utilizamos disjuntores e ou relés para garantirmos as devidas proteções descritas acima.
Após os cálculos efetuados, é necessário verificar se os equipamentos existentes, possuem características construtivas para suportar os esforços elétricos e mecânicos, caso o sistema venha a ter que suportar um curto circuito.
Utilizamos os valores mínimos de corrente, para garantir que o sistema de proteção venha a atuar, mesmo que ocorra uma falta com correntes de curto-circuito de pequeno valor.
Os dispositivos de proteções, devem ter sua capacidade de interrupção ou de ruptura igual ou superior ao valor da corrente de curto‐circuito calculada.
A energia que o dispositivo de proteção deve deixar passar, não pode ser superior à energia máxima suportada pelos dispositivos e condutores situados a jusante.
A metodologia descrito acima vale para baixa e media tensão.